AMAR, UMA FORMA DE FAZER DEUS SER CONHECIDO
O mês de agosto, em nossa igreja, é o mês de missões. Quando pensamos em fazer missões lembramos-nos de levar o Evangelho aos perdidos e fazer Deus conhecido. Como fazer isso?
Jesus nos ensina uma estratégia para fazer Deus conhecido: AMAR. “ Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (João 13.35).
Antes de querer ir à África para evangelizar ou querer ver o crescimento da sua igreja, ame seu próximo, demonstre amor pelos irmãos, pelas pessoas que visitam a sua igreja, pelo seu vizinho, pelos seus amigos e familiares...O amor tem o poder de manifestar Deus em nossas vidas e torná-lo conhecido por outros.
Não existe evangelismo sem amor.
Pr. Patrício
VOCÊ ESTÁ CANSADO?
“ Bendito seja o nosso Senhor que dia a dia leva o nosso fardo!” Salmos 68.19
Os fardos da vida. O salmista Davi usa o fardo como metáfora para ilustrar os sofrimentos que experimentamos nessa vida. O fardo é símbolo de peso, dor, labuta, exaustão, fadiga, opressão... Essa carga pesada pode ser causada pelo trabalho em excesso, doenças, desemprego, perseguições, discriminações, vícios, pecados não confessados, ansiedade...
As consequências do fardo. Muitos não resistem o fardo muito pesado, se desesperam, tomam atitudes precipitadas. Outros desistem de viver, outros ficam prostrados e derrotados sem nenhuma expectativa de melhoras. Se o fardo está pesado, desistir não é a melhor solução.
Alguém quer levar o teu fardo, não o carregue só. Aceite o convite do Senhor Jesus “vinde a mim, todos os que estais casados e sobre carregados, e eu vos aliviarei” Mateus 11.28. Você reconhece que está cansado? Sobrecarregado? Então este convite e para você, o Senhor diz: “eu te aliviarei”.
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará” Salmos 37.5
Pr. Patrício
A VERDADE EXISTE
Existe verdade absoluta? A ideologia do pós-modernismo é: não existe verdade absoluta, tudo é relativo, ou seja, todos os caminhos levam a uma verdade, tudo o que é verdadeiro é determinado pela ótica de cada pessoa, não existe uma verdade universal. Frases muito usadas atualmente que refletem o pensamento pós-moderno: “Ninguém tem a verdade”, “Todas as religiões levam a Deus”...
A verdade absoluta e universal. O pós-modernismo tem infectado a igreja e muitas pessoas evitam afirmar para não magoar alguém que a Bíblia, a Palavra de Deus é verdadeira e que todos os outros sistemas religiosos com base fora da Palavra são falsos. Não podemos negar as verdades eternas contidas nas Escrituras que dizem: “A tua palavra é a verdade” (Jo17.17). Cristo é o único caminho para a vida eterna, “Eu sou o caminho, e a verdade; e a vida ninguém vem ao Pai se não for por mim” (Jo 14.6), não existe outro meio porque “ Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus...” (I Tm 2.5). O apóstolo Pedro pregava sobre a verdade absoluta, falando sobre Cristo ele disse “Não há salvação em nenhum outro” (At. 4.12).
Um caminho excelente: crer e viver os princípios da Palavra de Deus. Creia no poder da Palavra de Deus que liberta-nos da escravidão do pecado “E conhecereis a verdade e a verdade vós libertará” (Jo 8.32). Esse é o caminho para a verdadeira felicidade. Pessoas dominadas pela Verdade de Deus são libertas todos os dias do roubo, homicídio, prostituição, bebedeira, amargura, ódio, avareza, infidelidade, mentiras, engano, e todos os tipos de vícios... O ceticismo é um caminho que parece nos dar liberdade, mas o final é caminho de morte longe de Deus. Confie na verdade, entregue hoje a tua vida para Deus, creia no Senhor Jesus Cristo e serás salvo.
Pr. Patrício
SINTA O AMPARO DE DEUS
Passamos por momentos na vida em que nos sentimos sozinhos e desamparados. Amparar é servir de suporte ou apoio, socorrer, proteger, cuidar. Todos nós já passamos ou estamos passando por situações que nos trazem grandes tristezas e nos fazem sentir solitários e desprotegidos. Não podemos ficar alimentando esse sentimento porque as pesquisas confirmam que em média 60% das doenças são causadas por distúrbios emocionais, e não queremos ficar doentes, certo? Coragem!
Troque todo o peso da solidão, angústia, insegurança, ansiedade, incerteza, desânimo, desespero, pela confiança em Deus. A bíblia recomenda-nos termos atitudes de confiança em Deus, o Senhor nos convida a estar “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vós” I Pe 5.7. Reúna toda a tua dor e sofrimento e diga para Deus: Pai, estou triste e sofrendo, preciso da tua ajuda, e como o Senhor me instrui na tua Palavra, de hoje em diante resolvi deixar todos esses problemas em tuas mãos.
Não fique desesperado se parece que todos te abandonaram. Existe uma pessoa que nunca irá te abandonar: Deus “ Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá” Sl 27.10. Confie em Deus, entregue teu caminho a ele e assim sempre estarás bem protegido e amparado “ Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado” Sl 37.25.
Pr. Patrício
FAMÍLIA, PROJETO DE DEUS
A primeira instituição que Deus criou foi a família (Gn.2.18-25). A Bíblia relata que Adão estava sozinho dando nome aos animais e para ele “não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea”(Gn.2.20) ou seja, que lhe completasse. Para resolver a situação Deus faz uma provisão especial, retira uma das costelas de Adão e faz a mulher, sua companheira, a Eva, com o propósito de viverem em família desfrutando de toda a felicidade e conforto. “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra”(Gn.1.28). E viu Deus que esse projeto que Ele fizera era muito bom!!!
A família é o fator de maior influência na formação do ser humano. O lar é o lugar certo de moldar caráter e personalidade. Não espere que a escola, a sociedade ou até mesmo a igreja faça isso por vocês, pais! Não passem essa responsabilidade para outros, vocês foram escolhidos e capacitados por Deus, não sejam negligentes, “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho não se desviará dele” (Pv. 22.6). Não esteja tão ocupado que não tenha tempo para ensinar o teu filho hoje, porque amanhã, pais, poderá ser muito tarde.
A família é o lugar ideal para contarmos à vindoura geração as maravilhas de Deus. Não sejam tímidos para falar o que o Senhor fez e faz em suas vidas. Separem um momento para lerem a bíblia, orarem juntos e compartilhar uns com os outros as bênção recebidas (Sl. 78.3-4). Fazendo isso teremos famílias tementes a Deus e consequentemente uma sociedade mais estruturada.
Pr. Patrício
OUÇA A PALAVRA DE DEUS
A pregação deve ser considerada prioridade na igreja, ela é a palavra de Deus revelada a nós, e não escritos humanos para satisfazer as nossas curiosidades. É o meio que Deus deixou para trazer os perdidos a salvação, “aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação” ( 1 Co 1.21) . A bíblia não é um livro qualquer, é a Palavra viva de Deus. Quando o fiel pregador fala, não são palavras suas, mas de Deus. O pregador é um arauto, que tem como missão entregar uma mensagem que não é de sua autoria, mas do criador de todas as coisas. “...Somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio.” ( I Co 5.20).
Os Escritores da Bíblia afirmam que escreveram não idéias de homens, mas a Palavra Viva de Deus. Encontramos essa reivindicação nas seguintes expressões: "Disse o Senhor a Moisés” (Ex 14:1,15,26;) "Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o Senhor é quem fala" (Is.1:2); "Disse o Senhor a Isaías" (Is7:3); "Assim diz o Senhor" (Is 43:1) “Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo..” (Jr 18:1, Ez 12:1, Os 1:1, Am 3:1). O crente não teria nenhuma autoridade para declarar “assim diz o Senhor”, se Deus não tivesse acompanhado todo o processo de composição das Escrituras.
Jesus foi um grande pregador e mostrou a importância e o valor de explanar sobre as boas novas. O Senhor Jesus Cristo apontou a importância da pregação em seu ministério quando disse: “...É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado”(Lc 4.43). Seu ministério foi marcado por suas pregações. Jesus pregou na Galileia (Mc 1.14). Percorria várias cidades e povoados ensinando e pregando o evangelho (Mt 9.35).
“Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz as igrejas” (Ap 2.7) e seja abençoado! Amém.
Pr. Patrício